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Passos do bom funcionamento da logística do seu e-commerce

Entenda a importância dos serviços de logística nas etapas do processo de compra e venda online, na fidelização dos clientes e na garantia da melhor experiência de e-commerce

Cada um dos passos do bom funcionamento da logística do seu e-commerce fará toda a diferença no resultado final. Afinal, fidelizar os clientes e assegurar uma boa experiência de compra online são os principais desejos de quem tem um e-commerce.

Para atingir este objetivo, é preciso dedicar muita atenção ao cálculo do transporte, ao embalamento dos produtos, ao controlo do stock, ao armazenamento das mercadorias e à agilidade e segurança na entrega no endereço indicado.

Os furtos, roubos e extravios são os maiores vilões nos serviços de entrega de e-commerce. Além disso, também atrasam o envio e a entrega dos produtos ao cliente final, comprometendo todo o processo e contribuindo negativamente para a experiência do cliente.

Com este nosso artigo queremos agora ajudá-lo a entender as principais etapas de logística do e-commerce para otimizar o tempo e os serviços, tornando a sua gestão ainda mais eficaz, segura e com muita qualidade. Preparado? Continue então a ler…

Passo 1: Cuide do seu stock e mantenha-o atualizado

Já deve ter visto nos sites de e-commerce a mensagem “produto indisponível”, o que gera frustração no cliente. Para evitar esta situação, faça uma gestão adequada e atualizada das mercadorias que mantém em stock.

Faça um controlo eficaz do stock e defina critérios claros para a reposição de produtos. Será que vale a pena fazer a famosa “liquidação de stock”? E os produtos mais vendidos? Demoram muito no trajeto entre a compra no fornecedor e a entrega no e-commerce?

Todas estas respostas têm de estar alinhadas com o fluxo da sua loja online, para que a mensagem “produto indisponível” não conduza o seu potencial cliente para outro e-commerce concorrente.

Passo 2: Cumpra imprescindivelmente os prazos de entrega!

Este é um dos principais motivos para a perda de clientes no e-commerce: atrasos ou falhas na entrega dos produtos. Ninguém quer que o presente de Natal, de aniversário ou de casamento chegue atrasado ao destinatário, pois não?

Por isso, a sua loja online tem apenas de aguardar a confirmação do pagamento da mercadoria e providenciar, a partir daí, a entrega mais rápida e segura ao cliente. E lembre-se: o prazo de entrega começa a valer logo que o pagamento do pedido é confirmado.

Cada etapa do processo é importante, da separação da mercadoria comprada, passando pelo embalamento, identificação, separação para entrega e até ao envio no endereço indicado. Tudo deve ser feito com segurança, qualidade e muita agilidade! Quem sabe pode até contratar um serviço de Fulfillment para o seu e-commerce?

Passo 3: Mantenha os clientes informados, comunique com eles.

Ofereça aos seus clientes o máximo de informações possível sobre a compra online que realizaram, incluindo a identificação do produto, os portes e a localização em tempo real até à entrega no endereço indicado.

Sabemos, é claro, que podem acontecer imprevistos e, por isso, o seu e-commerce tem de estar bem preparado para lidar com estas situações. Comece por formar a sua equipa no atendimento aos clientes, para que lhes expliquem a real situação.

Ofereça aos seus clientes o serviço de rastreamento das encomendas em tempo real e forneça todos os contactos possíveis dos operadores logísticos responsáveis pelas entregas dos produtos comprados.

As trocas e devoluções também têm de estar alinhadas com a política de atuação do seu e-commerce. Responda às mensagens dos clientes, peça mais informações e até imagens dos produtos, se for necessário. E disponha de um excelente serviço de pós-venda para o seu cliente.

Passo 4: Invista em serviços de logística rápidos, seguros e eficientes

Para que possa manter o foco na gestão do seu e-commerce e aumentar suas vendas online, a entrega dos produtos vendidos não pode ser uma preocupação constante. Nem mesmo o armazenamento do stock lhe deve tirar horas de sono.

A escolha de um excelente serviço de logística é primordial para cumprir cada um dos passos de que o seu e-commerce precisa para assegurar a boa experiência do cliente e para o fidelizar. Pode inclusivamente começar a ponderar a possibilidade de ter um serviço de Dark Stores para a sua loja online.

Com uma entrega rápida da mercadoria comprada, quer seja no mesmo dia da compra ou no dia seguinte, a agilidade na entrega é um dos principais diferenciais da venda online. Principalmente se estiver aliada à segurança e à qualidade do processo.

Por isso, na Moove+ Portugal somos o parceiro perfeito para o seu e-commerce e oferecemos opções eficientes e seguras de entrega de mercadorias em Portugal e em toda a União Europeia e ainda garantimos qualidade, segurança e eficiência em todas as etapas do processo.

Já que está aqui no nosso blogue, aproveite para conhecer melhor a nossa empresa. Surpreenda-se com a qualidade e agilidade dos serviços da Moove+ Portugal! Tudo de que o seu e-commerce precisa em serviços de logística.

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